ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MARIA SOARES BEZERRA DE ARAUJO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
BARRA DO CORDA, MA
2013
MARIA SOARES BEZERRA DE ARAUJO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Estagio supervisionado I apresentado ao curso de Pedagogia- Instituto Parâmetro de Educação.
Orientador (a): Angela Arruda
BARRA DO CORDA, MA
2013
INTRODUÇÃO
É de fundamental importância o estagio supervisionado nos cursos de Licenciatura, porque o trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem, desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. Este caráter polivalente demanda, por sua vez, uma formação bastante ampla do profissional que deve tornar-se um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares dialogando com as famílias e a comunidade buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve. São instrumentos essenciais para reflexão sobre prática direta com as crianças a observação, o registro, o planejamento e a observação.
1. FASE DE OBSERVAÇÃO
1.1 Caracterização da turma estagiada
A professora tem 11 anos como docente, cursando nível superior. A sala possui 21 alunos de quatro anos de idade. Os alunos na sua maioria são filhos de agricultores, de operários de indústrias, funcionários de estabelecimentos comerciais, empregada doméstica na cidade de Barra do Corda.
1.2 Caracterização do contexto do estágio
Para iniciar o estagio observei a prática escolar da professora e a relação estabelecida com os alunos bem como a maneira que se dá o clima entre professor e aluno e vice e versa, a saudação inicial, o respeito, dialogo e como atual nas ocorrências indisciplinares.
Os alunos são envolvidos ativamente nas