Estágio supervisionado em educação infantil
AFETIVIDADE E MOVIMENTO
AUTORA: ZILENE TAMIE SAITA / JUNHO DE 2010
1. APRESENTAÇÃO
Em cumprimento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996), o Estágio Supervisionado é de caráter obrigatório e deverá ser oferecido por todo curso de Licenciatura para a formação de professores que venham a atuar na rede de ensino público ou privado.
As atividades realizadas nos futuros campos de atuação profissional requerem do graduando o desenvolvimento de competências para “saber observar, descrever, registrar, interpretar, problematizar e consequentemente, propor alternativas de intervenção” (PIMENTA, 2001 apud SANTOS), contribuindo sobremaneira para a construção de saberes em sua área de atuação.
Nos cursos de Licenciatura da Faculdade de Tecnologia e Ciências- Educação a Distancia (FTC-EAD), a articulação entre teoria e prática ocorre através da realização de diferentes tipos de atividades curriculares onde o discente apropria-se de conhecimentos filosóficos e teóricos. Dentre estas atividades, as denominadas Pesquisa e Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado, permitem a estes um primeiro contato com a realidade do cotidiano escolar.
O Estágio Supervisionado, de acordo com a concepção de estágio desta Instituição, pretende articular-se com o restante do Curso oportunizando ao futuro educador transpor e integrar as vivências práticas do aprendizado teórico para as vivências no campo de trabalho do professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
É um momento oportuno para que a Instituição de Ensino e a parte concedente reavaliem sua práxis e/ou conteúdos que julgarem dignos de modificações, promovendo um intercâmbio profícuo a trocas de saberes e experiências.
O universo da Educação Infantil é repleto de práticas pedagógicas onde são freqüentes concepções de ensino que visam a formação integral do aluno em seus aspectos cognitivos,