Estágio prática de educação infantil
370 palavras
2 páginas
A experiência de estagio na Educação Infantil é muito interessante. Observei o quanto a professora tem que esta atenta a todas as crianças ao mesmo tempo, realizei o estágio na EM João Alves Lacerda _ Dores do Rio Preto ES. Na sala contém seis alunos, na facha dos quatro e cinco anos de idade. Percebi que nem todas as crianças seguem um mesmo ritmo de desenvolvimento, sendo que o mesmo conteúdo é passado a todas as crianças. As crianças que observei, estão na fase pré-silábica, conhecem os números, as letras do alfabeto e conseguem assimilar a letra com o nome de algum objeto ou nome de algum colega da sala, como por exemplo, R de rato, de Raí, A de abelha, de Ana. Conseguem também, escrever seu próprio nome. A professora utiliza muito jogos como o da memória, jogos com letrinhas formandos palavras, utiliza um relógio somente com o ponteiro grande para indicar os números, trabalha muito com a coordenação motora dos alunos, trabalha também com massinha de modelar que desperta muito a imaginação da criança, pude pessoalmente observar que eles faziam vários bichinho e vinham me mostrar o que era, pude perceber com isso que eles têm uma grande imaginação. Fazem a oração do Pai Nosso todos os dias no inicio da aula, cantam o Hino Nacional todas as segundas- feira, e no intervalo brincam com peçinhas e usam a imaginação para montarem o que quiserem , e durante a aula quando a professora percebe que eles estão muito agitados canta com eles músicas infantis para que se distraíam um pouco e gastem energia .
A professora trata todos os alunos da mesma forma e sempre incentivando a jogarem lixo no lixo, a pedirem desculpa ao colega, saber dividir os materiais e explicando o que pode e não pode fazer dentro da sala.
Essa foi minha experiência durante o estágio, pude perceber o quanto as crianças são agitadas, e por isso sempre devemos ir para dentro de uma sala de aula com um bom plano de aula, pois as crianças não podem ficar sem ter o que fazer. Aprendi com o estágio que