Estágio na sala de alfabetização
1 INTRODUÇÃO 02
2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA 04
2.1LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA 04
2.2HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 04
2.3NÍVEIS DE ATENDIMENTO 04
3CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO 05
4DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DASATIVIDADES DE ESTÁGIO 08
5CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
A realização do estágio é de extrema importância para a formação do professor, pois nos oportuniza conhecer a realidade, conhecer as intervenções educativas, estar próximo do raciocínio da criança na construção da escrita diante do nível em cada uma se encontra e assim abrir caminhos de reflexões para compreender sobre a alfabetização e o letramento.
O estágio foi realizado pelas alunas Kelly Angelina dos Reis Oliveira e Patrícia Lemes Borges nos dias cinco a oito de abril totalizando dezesseis horas junto a uma instituição particular de referencia na cidade e região; o critério utilizado foi de observar o trabalho desenvolvido na alfabetização.
O presente relatório pretende contextualizar as observações, as análises, as reflexões, experiências vivenciadas, procedimentos adotados, recursos físicos e pedagógicos utilizados e modificados para promover a alfabetização e o letramento
Este experimento, com todo o movimento social e pedagógico, o desenvolver da pesquisa, os questionamentos e o compartilhar de informações foi de grande proficiência para desenvolvermos nossa formação com responsabilidade. A construção do relatório de estágio permitiu-nos organizar as idéias para que sejam colocadas de forma clara e objetiva formalizando o momento vivenciado e para que possamos refletir em nossa prática com coerência e eficiência.
A metodologia permitida pela escola para a realização do estágio foi de observação de sala de aula, pesquisas, entrevistas, leitura do projeto político pedagógico. Os recursos que deram suporte para a organização e o desenvolvimento do estágio foram as tele aulas juntamente com as literaturas das disciplinas