Estágio espaço não escolar
O seguinte relatório de estágio apresenta o percurso e as aprendizagens realizadas no local do estágio (Lar dos Idosos).
Assim pela realidade do idoso residente no abrigo analisam-se com base no processo de formação adquirida no curso de Pedagogia, as práticas educativas
Do pedagogo no espaço não formal , com a finalidade de compreender o valor das mesmas. A Educação tem o objetivo de possibilitar maiores conhecimentos ao indivíduo, incentivando-o na busca por melhores condições sociais, através de uma visão mais ampla, que se estenda por todos os espaços da sociedade e não somente nas unidades escolares.
Nesse sentido, a prática nos espaços não formais vem com o intuito de formar cidadãos cada vez mais conscientes e desenvolver seja em casa, no trabalho, no lazer, uma extensa conscientização na busca por uma educação de qualidade que vise melhores condições num todo. Verifica-se que o lar de idosos é bem estruturado com vários quartos amplos, duas salas com televisão, cozinha, copa e um belo jardim bem arborizado.
O lar de idosos está bem assistido quanto ao atendimento aos idosos com profissionais treinados para o atendimento como: auxiliar de enfermagem, pedagogo,psicólogo, e voluntários.
Dsesenvolvimento
Um extrato da pesquisa buscou trazer
Contribuições com os residentes do abrigo dos idosos, por meio de práticas educativas neste espaço não formal.Foi utilizado a abordagem de pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso. Foi usado ainda entrevistas semiestruturadas com a representante do grupo gestor do abrigo, idosos residentes e também pedagogos que atuaram no abrigo. Verifica-se neste texto de início algumas reflexões sobre a educação, prática educativa e pedagogia, para em seguida refletir sobre a educação não formal; por fim fazer a relação com a atividade pedagógica no espaço não formal do abrigo dos idosos.
A Educação, a prática educativa e a Pedagogia
A Educação tem experimentado através dos