Estácio
Curso: Enfermagem
Disciplina: Bioquímica
Profa. Dra. Maria Isaura Pereira de Oliveira
VERIFIVAÇÃO DE APREDIZAGEM - I
Dê a estrutura genética de um aminoácido: Os aminoácidos apresentam uma estrutura geral que consiste num grupo amino, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral R, de dimensão e características variáveis, ligados a um carbono saturado (Cα). Podem ser encontrados 20 diferentes aminoácidos em proteínas.
O aminoácido mais simples é a glicina em que R= H pelo que a glicina é o único aminoácido opticamente inactivo. Os restantes aminoácidos apresentam estereoisómeros verificando-se que é incorporado em proteínas o isómero levógiro (L). Dependendo do grupo funcional, as cadeias laterais podem ser alifáticas, aromáticas, ácidas (carga negativa) , básicas (carga positiva) ou polares. A prolina é um aminoácido especial em que a cadeia lateral está ligada ao azoto da cadeia principal.
1- Que característica todos os 20 aminoácidos protéicos tem em comum:
20 aminoácidos, unidos covalentemente em seqüências características. Devido a cada um desses aminoácidos terem uma cadeia lateral que lhes confere individualidade química, este grupo de 20 moléculas de unidades fundamentais pode ser considerado como o alfabeto das estruturas proteicas.
1- Qual é o aminoácido mais simples:
A alanina é o nome comum para o ácido 2-aminopropanóico. O grupo variável ligado ao carbono α, que distingue um aminoácido de outro, é neste caso um grupo metilo. Este grupo confere um carácter hidrofóbico à alanina, classificando-se esta como aminoácido alifático. Pela mesma razão, é estruturalmente um dos aminoácidos mais simples.
2- Os aminoácidos podem ser classificados nutricionalmente, quanto à sua cadeia lateral e quanto ao seu destino.
3 –
Essenciais - são aqueles que não podem ser sintetizados pelos animais. São 8 a 9 aa.
Não essenciais - são aqueles que podem ser sintetizados pelos animais. São de 10 a 12 aa.