Estudos Termodinâmicos
QUÍMICA BACHARELADO E LICENCIATURA
Estudos de Termoquímica: Processos exotérmicos e endotérmicos
ROBERTA MAQUILANE F. C. ALMEIDA - 71258
Rio grande - rs
2013
sumário
Estudos de Termoquímica: Processos exotérmicos e endotérmicos
Objetivo: Observar e identificar o processo (exotérmico e endotérmico), através da variação de temperatura da reação de duas substâncias ao ser misturadas.
Introdução: No estado líquido, as moléculas encontram-se associadas desordenadamente. O processo de mistura de líquidos pode ser representado da seguinte maneira:
Líquido puro A + Líquido puro B Mistura A + B O efeito térmico desse processo vai depender das forças de interação entre as moléculas dos líquidos. Na mistura, as interações entre as moléculas A¨¨A e B¨¨B¨, o efeito térmico na mistura será mínimo (não observamos variação de temperatura ao misturar os dois líquidos). Se as interações A¨¨¨B forem mais fracas que a média das interações A¨¨A e B¨¨B, o processo será endotérmico (observamos um abaixamento de temperatura ao misturar os dois líquidos).
Revisão Bibliográfica:
Metanol
O metanol, que também é conhecido como ácido metílico ou carbinol, é um composto orgânico pertencente ao grupo dos álcoois. Representado pela fórmula química CH3OH, o metanol é líquido em temperatura ambiente, incolor, de odor característico, apresenta um ponto de fusão de -98 °C e ponto de ebulição de 65 °C e é solúvel em água, etanol e éter dietílico.
Etanol
Apresenta-se na forma de um líquido incolor e sua fórmula química é C2H5OH. O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho. É utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, aguardente, vinho), produtos de limpeza doméstica e também de