ESTUDOS SÓCIOS CULTURAIS
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: .
Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0)
Podemos observar nas reportagens sobre o trabalho escravo na produção de roupas em fábricas da marca Zara e na confecção dos uniformes do IBGE uma clara demonstração da prática do capitalismo visando o lucro em detrimento do bem estar do trabalhador.
Segundo o pensamento de Karl Marx “o que possibilita a um capitalista obter uma renda superior ao salário que ele paga ao seu empregado é exatamente o mesmo fenômeno que torna possível a um dono de escravo auferir ganhos em decorrência do trabalho do seu escravo”, ou seja, a acumulação de riquezas não é produzida pelo trabalho em qualquer de suas formas, mas pelo trabalho não pago.
Ficou muito bem caracterizada nos casos já citados a demonstração de desrespeito à dignidade humana. As condições degradantes de trabalho, as contratações completamente ilegais, trabalho infantil, jornadas exaustivas de até 16h diárias e cerceamento de liberdade, exercida pela cobrança de dívidas dos trabalhadores e descontos abusivos de alimentação e moradia, levam os trabalhadores a receber muito pouco pelo seu trabalho.
De acordo com a teoria da exploração, quaisquer outras receitas que não sejam convertidas em salário, representam uma dedução injusta daquilo que deveria ser o salário do trabalhador. Esta receita, que é o lucro do capitalista, portanto, representa a "mais-valia", que corresponde ao