Guil
Para chegarmos no celular, ainda foi necessário que Heinrich Hertz produzisse as ondas de rádio, em 1888, o que permitiu a chamada telefônica de longa distância, a primeira entre dois continentes.
Foi através de um pesquisador da Motorola, Martin Cooper, no dia 03 de abril de 1973, em uma esquina de Nova York, que foi feita a primeira ligação através de um telefone celular. O aparelho media 25cm de comprimento, 7cm de largura, e pesava cerca de 1kg.
O primeiro modelo comercializado foi em 1983, foi o Dynatac 8000X, da Motorola e custava cerca de U$ 4.000,00. Na época, houve até fila de espera para comprar a novidade.
No mercardo brasileiro, o celular só chegou em 1990 e tinha um número muito pequeno de usuários. Com a chegada de grandes empresas do ramo, como a Motorola, Nokia, Samsug, grandes investimentos foram feitos no setor. Mas a acessibilidade ao aparelho para a massa, só foi possível mesmo com o serviço de linha pré-paga, o que triplicou a procura e facilitou a compra de um aparelho.
Há 24 anos que essa tecnologia é aperfeiçoada aproximando-se cada vez mais dos usuários e desencadeando novas necessidades. Hoje não é mais útil um celular que somente permita a comunicação, mas também que seja pequeno, com um bonito layout, transmita mensagens de texto, imagens, sons e vídeos. Os modelos mais desejados devem possuir também acesso a rádio, mp3, câmera digital e a internet. Alguns já são computadores e possuem acesso à televisão.