Estudos Surdos II
RGU 11210894
- Tarefa Opinião Critica
Estudos Surdos II / Ronice Müller de Quadros e Gladis Perlin – Petrópolis, RJ : Arara Azul, 2007
O livro Estudos Surdos II apresenta um estudo sobre a história dos surdos relatando o atendimento especial em escolas bilíngue e também dos professores surdos e da pedagogia visual\sinal aplicada na educação dos surdos. Traz um apanhado sobre o currículo da língua de sinais e os professores surdos abordando a escrita das línguas de sinais e o CODAs brasileiro. O livro é muito bem estruturado e fundamentado e com uma linguagem simples, que procura deixar o leitor bem situado e trás informações muito importantes a respeito do Codas e da educação dos surdos, bem como língua brasileira de sinais (LIBRAS).
Levando-se em conta o que foi lido, entende-se que educação é uma preocupação de toda a sociedade e não apenas dos educadores, sociedade essa onde são encontradas muitas diversidades e diferenças. Diferenças essas que não se limitam apenas em entre pessoas ditas "normais" e ou pessoas "diferentes". A ideia é de um modelo de inclusão flexível e se esta precisa acontecer principalmente na escola isso não quer dizer necessariamente que todos devam estar “incluídos” na mesma sala de aula, deve-se escolher as prioridades a cada categoria.
Acredito que o mesmo deveria acontecer com o currículo, quebrando o paradigma tradicional de educação que deveria estar instinto das escolas, que por sua vez vem excluindo e evadindo aqueles que não se enquadram em seus padrões.
Desse modo o interprete e o educador, assim como o aluno, são peças fundamentais deste processo e devem lutar para mudar esta realidade. Mesmo sabendo que as mudanças não ocorrem da noite para o dia, porém também não acontecem casualmente e cada passo dado nos aproxima mais dos objetivos que desejamos alcançar.