Estudos Socioculturais
Resposta:
De acordo com as reportagens lidas sobre o trabalho escravo, as pessoas vão em busca de melhores condições de vida e saem de seu país de origem e vem para o nosso país.
Mas quando chegam ao nosso país começam a viver em péssimas condições, e a realidade acaba sendo totalmente oposta, pois trabalham muito achando que iriam ter lucros, mas recebem um mísero salário pelo que fazem.
Como exemplo podemos usar os funcionários que trabalham em péssimo ambiente, não tendo segurança e nenhuma estrutura adequada, sendo obrigados a tomar banho frio para evitar a sobrecarga nas instalações elétricas das máquinas, sendo assim, correndo riscos de vida por motivos de fios desencapados, ambiente de trabalho sem nenhum cuidado para seus funcionários, arriscando as suas vidas e de suas famílias.
Portanto, as pessoas saem de seu país de origem e não sabem o que irão enfrentar, podendo até ser vendida como forma de trabalho escravo.
Segundo Karl Marx, as pessoas não devem se arriscar saindo de seus países por impulso sem saber se realmente terão boas condições de trabalho e de vida.
Para comparar com o referencial teórico de Karl Marx sobre trabalho escravo, podemos dizer que o trabalho escravo é dado como um trabalho alienado, ou seja, o trabalhador tem que estar ali sem reclamar, pois numa sociedade capitalista, ter fonte de renda é essencial. Sendo o trabalho alienado, o trabalhador também se aliena, sendo um “escravo” do capitalismo e suas obrigações imposta pela sociedade em que vive e