Estudos disciplinares
O teste de abatimento do tronco de cone deve ser executado de acordo com a NBR NM 67, utilizando o Cone de Abrams, que é constituído de um tronco de cone de chapa metálica, semelhante a um funil, com 30 cm de altura, base maior de 20 cm e base menor de 10 cm. O ensaio deverá ser feito sobre uma base rígida (chapa metálica) nivelada. De acordo com os procedimentos a seguir:
1. A amostra de concreto deve ser recolhida depois de descarregar 0,5 m3 deconcreto do caminhão.
2. Preencher o cone com a amostra em 03 camadas iguais, aplicando com a haste metálica, 25 golpes uniformemente distribuídos em cada camada a fim de adensá-las.
3. Após a compactação da última camada, retirar o excesso de concreto e alisar a superfície com uma régua metálica;
6. Retirar o cone, içando-o com cuidado na direção vertical;
7. Imediatamente após a retirada do cone, coloque-o invertido ao lado da massa abatida e com auxílio da haste como referência de altura e mediça a distância entre a parte inferior da haste e o ponto médio do concreto, expressando o resultado em centímetros. O valor obtido determina a consitência do concreto.
Para o concreto comum, a medida ideal do abatimento é, aproximadamente 80±10mm.
Fig 6. Materiais utilizados para o ensaio.
Fig 7. Leitura Abatimento tronco de cone.
Resistência à Compressão
Os corpos de prova são as amostras utilizadas no ensaio que avalia a resistência de ruptura à compressão. Os corpos são submetidos a tensões até o rompimento, determinando assim, quão resistente é o concreto.
De acordo com a NBR 5738, deve-se preparar os moldes, untando-os com uma camada de óleo mineral. Coloca-se o concreto uniformemente distribuído no molde, com o auxílio da concha, em camadas aproximadamente iguais. A primeira camada deverá receber 25 golpes em toda a seção transversal uniformemente, a segunda 30 e a terceira 75. Deve-se alisar a superfície dos corpos-de-prova com uma colher de pedreiro.
Os corpos-de-prova devem permanecer nas