Estudos disciplinares
Exibida em 2009, pela Rede Globo, a novela "Viver a vida", de Manuel Carlos, abordou a importância da medicina paliativa no tratamento que visa a melhorar a qualidade de vida dos pacientes para os quais a cura não é mais possível e a qualidade de vida está ou estará em breve deteriorada. Os médicos “de mentira” da novela oferecem um tratamento paliativo aos pacientes internados no hospital onde trabalham. Agora, os médicos “de verdade” querem que o procedimento deixe de ser só ficção para virar realidade. No entanto as práticas sociais mostram que o discurso ficcional é distante do paciente que necessita do amparo da saúde pública brasileira. Observe as duas figuras a seguir. Levando-se em consideração que o termo "paliativo" vem do latim palium e significa manto protetor, apresente argumentos capazes de comprovar que a figura 2 é uma negação da figura 1 no que concerne à situação real da saúde brasileira.
Resposta: Na figura 1, cena da novela viver a vida, em que a médica, o marido e a filha da paciente estão em atitude carinhosa com a mesma. Na figura 2, existe um abismo separando o médico e os pacientes em uma fila. Quem consegue chegar a um atendimento adequado e necessário é um sortudo, os outros morrem na fila por falta de atendimento.
A figura 2 é totalmente contraria a figura 1. Justificativa: A figura 1 demonstra amor, consideração e todo um procedimento importante para a melhora do paciente enquanto que a figura 2 contrasta mostrando a realidade em que vivemos. Filas enormes para ser atendidos em hospitais causando uma longa espera que resulta muitas vezes em mortes e seqüelas irreversíveis, existe mesmo um abismo entre a saúde e o doente.
1