Estudos disciplinares 6º semestre
2 em 2 pontos O Pronunciamento Conceitual Básico é mesmo um pronunciamento ou é considerado um pronunciamento que pode substituir outros, em casos especiais?
Resposta Resposta Selecionada: a.
O Pronunciamento Conceitual Básico não é um pronunciamento propriamente dito, é utilizado como base conceitual e não deve substituir outros pronunciamentos.
• Pergunta 2
2 em 2 pontos Segundo Niyama (2005), a contabilidade é a “linguagem dos negócios”, mas que enfrenta um grande obstáculo, que são as diferenças normativas entre os vários países. A harmonização surge como um meio para lidar com essa problemática, minimizando as diferenças e deixando a contabilidade compreensível para agentes em todos os países.
Dessa forma, esse autor expõe que:
Resposta Resposta Selecionada: d.
Niyama expressa entusiasmo com a harmonização contábil internacional, que possibilita uniformizar a “linguagem dos negócios” que é a contabilidade, apesar de haver diferenças normativas entre os países derivadas de culturas diferenciadas.
• Pergunta 3
2 em 2 pontos Segundo sir David Tweedie: Se nós tivermos uma regra que diz “se ABC acontecer, a contabilidade é X”, eu sei que em três minutos os bancos de investimento vão produzir um esquema BCD que não vai ser coberto por essa regra.
Então, teremos que criar uma nova regra. Porém, se você disser que “O princípio diz que ABC acontece e aqui está a regra contábil X”, quando eles criarem o BCD, nós poderemos dizer “Desculpe, isso é apenas uma variação, te pegamos!”
O que sir David Tweedie expressa nessa declaração?
Resposta Resposta Selecionada: e.
A regulação contábil, da forma como estava sendo praticada, colocava a própria contabilidade em risco, uma vez que o mercado contornava as normas contábeis sempre que podia.
• Pergunta 4
2 em 2 pontos Segundo Chua (2001), os contadores teriam a tendência de lidar apenas com o