Estudos Comparativos entre SPDA estrutural e convencional
INsTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
TRATAMENTO DOS VERGALHÕES GALVANIZADOS PARA USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO: Engenharia Civil Professor TIDIR: Cynthia da Silva Barbosa
Caroline Eugenia, Deise Cristina, Erika Patrício, Julia Duarte, Stela Maris.
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as vantagens e desvantagens da Galvanização para o tratamento dos vergalhões contra a corrosão, aumentando, assim, a vida útil do concreto. Serão analisadas as vantagens do emprego da zincagem como a melhor opção para se proteger o aço. Para análise dos estudos, foi realizado um experimento de exposição de um mês de quatro peças de aço, sendo duas não zincadas e duas zincadas, ambas em água pura para simular a umidade e a corrosão do aço.
Palavras chaves: Vergalhões, Corrosão, Galvanização e Zincagem.
1. INTRODUÇÃO
Os vergalhões de aço são utilizados na construção civil para reforçar as estruturas de concreto em calçadas, fundações, paredes e colunas, passando a ser chamado de concreto armado. De origem Francesa, o concreto armado começou a ser empregado no Brasil em 1904 (BASTOS, 2006).
O concreto é um material poroso, constituído de pequenos poros e capilares que permitem a infiltração de elementos corrosivos como a água, oxigênio, íons cloretos, dióxido de carbono e outros gases na sua matriz, atingindo os vergalhões, gerando, assim, a corrosão dos mesmos. (ICZ, 2013).
Quando o vergalhão enferruja, os produtos resultantes da corrosão são mais volumosos do que o original, gerando tração do concreto ao seu redor, causando rachaduras e fragmentações, comprometendo a capacidade estrutural do elemento (SOUZA, 2013).
Uma solução para o tratamento do aço eficaz é o processo de Galvanização. O processo mais utilizado em todo o mundo na construção civil é Galvanização por imersão à quente do zinco. (ICZ, 2013).
O objetivo deste trabalho é abordar o processo de Galvanização por meio da zincagem como