Estudo sobre o Trabalho Infantil na Região de Pinheiros 2011 Limites e Possibilidades da Atuação do Assistente Social
A pretensão deste trabalho intitulado “Estudo sobre o Trabalho Infantil na Região de Pinheiros 2011: Limites e Possibilidades da Atuação do Assistente Social “ é analisar de que forma ocorre o trabalho infantil na região de Pinheiros no ano de 2011 em São Paulo, e como acontece o trabalho de intervenção técnica do assistente social.
A escolha deste tema surgiu durante o período de estágio no CRAS de Pinheiros, em que pudemos perceber a dificuldade de acesso rápido ao histórico de dados das crianças, adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias, atendidas pelo serviço.
O objetivo deste estudo é mapear o tempo de permanência das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na região de Pinheiros, no ano de 2011, após o primeiro atendimento pelos serviços responsáveis. E verificar como se procede o processo de atendimento do serviço social no que se refere á de erradicação do trabalho infantil.
Atualmente quem realiza o atendimento a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil é a política de Assistência Social através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), como a região de Pinheiros não dispõe de um CREAS, no entanto esse trabalho é desenvolvido pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e pelo Presença Social nas Ruas (PSR), ONG que mantém convênio com a SMADS.
O PSR é quem faz o primeiro contato com as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e com suas famílias, e elabora relatórios mensais sobre as abordagens, visitas e encaminhamentos.
Esses relatórios são enviados mensalmente ao CRAS de Pinheiros para supervisão da assistente social responsável, onde são lidos e discutidos conjuntamente entre CRAS e PSR e depois encaminhados para os procedimentos necessários entre eles: o atendimento pela região de origem, uma vaga escolar, atendimento na saúde, uma orientação ao conselho tutelar, acolhimento, poupatempo etc.
O problema do resultado dos