estudo sobre batismo
BATISMOBatismo: Palavras gregas: Baptizo, báptisma e Baptismos.Significa: Purificação cerimonial.
Igreja Primitiva - A prática do Batismo para a igreja cristã está contribuindo agora na continuidade da história do cristianismo e, na compreensão de Deus.
O rito de lavar com água simbolizando a purificação religiosa ou a consagração a Deus era usado pelos israelitas com muita frequência, conforme as prescrições legais que se encontram em Êxodo: 19:4; 30:20 ; 40:12 – Levíticos: 16:26 e 28 ; 17:15 – Números: 19:8.
O BATISMO é a aplicação de água mediante imersão, derramamento ou aspersão com certa variedade de propósitos pré-determinados como um rito de iniciação, como um ato de purificação cerimonial, como um sinal de identificação com a comunidade, como suposto elemento dos requisitos que levam ao perdão dos pecados, e, portanto, da salvação (isto é, quando o batismo é encarado como Sacramento) ou como um símbolo de união com Cristo no intuito de obedecer ao seu Evangelho e aos seus Mandamentos.
Mateus: 21: 25 – 26 - O BATISMO DE JÕAO simbolizava e falava especialmente de ARREPENDIMENTO, do qual todos necessitam, também deixou subentendido que a verdadeira autoridade vem de Deus, e que as CERIMÔNIAS HUMANAS não conferem autoridade alguma, deixou claro que a verdadeira religião e espiritualidade são algo superior, que tem sua origem nos céus, e não na terra. A ÁGUA DO BATISMO não tem em si mesma o poder para lavar os pecados.
João chamava-os ao arrependimento e à renovação espiritual. Pregava que em breve viria o Reino de Deus e a necessidade dos homens preparar-se para o mesmo (Mat. 3:1). Também surgiu como precursor do Messias e o arrependimento era atitude necessária, e era simbolizada pelo batismo em água, representando a purificação da vida anterior pecaminosa. (Enquanto a pessoa se imergia na água, trechos da lei eram lidos, dando a entender que ele tencionava fazer da lei o guia da nova vida na qual a pessoa