Estudo português
Quando o verbo demonstra ação.
Predicado Nominal
Quando há verbo de ligação e predicativo do sujeito.
Predicado verbo-nominal
Quando há verbo que demonstra ação e predicativo do sujeito.
Aposto
Uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo. OBS: Geralmente entre vírgulas ou depois de dois-pontos.
Vocativo
È a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante par se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (características) ou apelido. OBS: Geralmente vem no começo da frase.
Justaposição
Ocorre quando os elementos são postos lado a lado. EX: pára-raios, guarda-roupas.
Aglutinação
Ocorre quando os elementos que formam o composto se aglutinam ou pelo menos um deles perde sua integridade sonora. EX: pernalta (perna + alta), planalto (plano + alto), vinagre (vinho + acre).
Parassintética
A palavra nova e obtida quando há acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. OBS: Geralmente forma verbos como: en–trist–ecer, en–tard–ecer.
Derivação regressiva
A palavra nova e obtida por redução da palavra primitiva. Ocorre, sobretudo, na formação de substantivos derivados de verbos. EX: Não gostei de jantar aqui. ---- Jantar (substantivo) derivado do verbo jantar.
Derivação imprópria
A palavra nova é obtida pela mudança de categoria gramatical da palavra primitiva. EX: Mulher aranha (o adjetivo aranha deriva do substantivo aranha).
Hibridismo: é a palavra formada com elementos oriundos de línguas diferentes. automóvel (auto: grego; móvel: latim) sociologia (socio: latim; logia: grego) sambódromo (samba: dialeto africano; dromo: grego)
Crase
Como saber se devo empregar a crase? Uma dica é substituir a crase por “ao”, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.
Importante: A crase