Estudo dos Raios Catódicos
Joceli Prestes, Nicole Arend
Curso de Química Bacharelada
Canoas, RS, 92010-000, Brasil jocelifp@yahoo.com.br nicole_arend@hotmail.com
RESUMO
O presente artigo têm como finalidade expor resultados e conclusões obtidos na prática do teste da chama, realizado no laboratório da universidade La Salle. Além de explicar teoricamente sobre o porquê de uma substância apresentar determinada cor no estado sólido, e quando submetida ao aquecimento da chama do bico de Bunsen, adquire outra. Bem como, explicar sobre os raios catódicos.
introdução
Nosso conhecimento sobre raios catódicos, devemos aos cientistas que dedicaram suas vidas ao estudo de modelos atômicos. Podemos citar alguns destes cientistas para entendermos um pouco mais sobre como chegamos a definição do que são estes raios.
O primeiro a escrever um modelo atômico foi Dalton, que dizia que “toda matéria é composta por átomos”, e afirmava que “os átomos são indivisíveis e indestrutíveis”, e que “átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas”.
O segundo foi Thomson, que utilizando as ampolas de Crooks (“Fig.1”) propôs um modelo atômico diferente, Thomson dizia que o “átomo era composto por partículas positivas: os prótons; e partículas negativas: os elétrons”. O terceiro foi Rutherford, que estudando a trajetória das partículas emitidas pelo elemento radioativo polônio, bombardeou uma fina lâmina de ouro, e observou que a maioria das partículas passavam direto pela lâmina, já outras, eram desviadas e uma quantidade muito pequena, batia na lâmina e voltava (“Fig.2”). Rutherford concluiu que o átomo possui uma pequena parte que é densa e carregada positivamente, a qual é rodeada por uma região onde estariam os elétrons em movimento orbitais. Essa região foi chamada de eletrosfera.
O quarto foi Bohr, que elaborou uma nova teoria, baseada no movimento e distribuição dos elétrons, que veio a