Estudo do núcleo e tecidos vegetais
Estudo do núcleo
O núcleo é uma grande organela celular que contém o material genético da célula. Ocorre em todas as células eucariontes, exceto nos glóbulos vermelhos adultos dos mamíferos. Nas procariontes, o material genético encontra-se disperso no citoplasma.
A maioria das células apresenta apenas um núcleo, porém, há células com vários núcleos, por exemplo, as fibras musculares estriadas esqueléticas.
As duas funções do núcleo celular são: Controle do metabolismo celular e a hereditariedade.
Estrutura do núcleo
O núcleo apresenta quatro constituintes básicos:
Envelope nuclear: é a membrana que envolve o núcleo.
Nucléolo: é um corpúsculo nuclear, filamentoso, rico em RNA que produz os ribossomos
Carolinfa: é o suco nuclear, no qual estão mergulhados os componentes do núcleo. É constituido de: água, minerais, nucleotídeos, etc.
Cromatina: é um conjunto de filamentos delgados e longos de DNA, associado a proteínas.
Cromatina e cromossomos
Cromossomos são filamentos de cromatina espiralizados. Normalmente, cada cromossomo é constituído de apenas um filamento. Porém, antes da divisão celular, cada cromossomo produz uma cópia de si mesmo, ou seja, cada cromossomo se duplica.
O número de cromossomos é constante para os indivíduos de uma mesma espécie, mas não é exclusivo.
O número de cromossomos é chamado de cariótipo.
Em relação ao número de cromossomos no organismo de um indivíduo normal, há dois tipos celulares: as células diploides e as células haploides.
As haploides possuem apenas um exemplar de cada cromossomo, enquanto as diploides possuem dois.
Divisão celular
É o processo pelo qual as células produzem descendentes. Existem dois tipos de divisão celular: a mitose e também a meiose.
Mitose é o tipo de divisão celular no qual há uma conservação do número cromossômico de célulamãe para célula-filha. Suas funções são: Crescimento do organismo, regeneração de