Estudo dirigido sistema esquelético
1° Conceituar esqueleto dos pontos de vista estrutural e funcional.
Osteologia é o estudo dos ossos, inclui o estudo das formações intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos, com eles formando um todo – o esqueleto. Pode-se definir o esqueleto como o conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço (como o esqueleto cartilagíneo).
2° Cite as funções do esqueleto.
Proteção (para órgãos como o coração, bexiga e outros órgãos produtores internos), sustentação e conformação do corpo (atua como suporte para tecidos moles e pontes de fixação dos músculo do corpo), armazenamento de íons Ca, Na, P e K (durante a gestação, a calcificação fetal se faz pela reabsorção destes minerais), movimento ( forma os sistemas de alavancas, com que movimentadas pelos músculos permitem o deslocamento do corpo), produção de células do sangue (após o nascimento, a medula óssea vermelha de certos ósseos produz as células sanguíneas).
3° Citar os tipos de esqueletos e suas diferenças.
Esqueleto articulado: pode apresentar-se com todas as peças. Pode haver o natural (feitos pelos próprios ligamentos), o artificial (ligação por meio de peças metálicas) e o misto (quando são usados os dois processos de ligação).
Esqueleto desarticulado: apresenta-se com os ossos isolados inteiramente um do outro.
Exoesqueleto: sua base de sustentação é externa, sendo uma parte bem rígida.
Endoesqueleto: esse esqueleto tem sua base de sustentação interna.
4° Citar os ossos que constituem os esqueleto axial, apendicular e as cinturas escapular e pélvica.
Axial: ossos da cabeça (crânio e face), pescoço (vértebras cervicais e osso hióde) e tronco (vértebras toráxicas, lombares, sacrais e esterno)
Apendicular: ossos dos membros superiores (clavícula, escapula, úmero, rádio, ulna e mão) e inferiores (ossos do quadril, fêmur, patela, tíbia, fíbula e pé).
Cintura escapular: escápula e clavícula.
Cintura pélvica: ossos do quadril.