Estudo Dirigido III - Economia (Eleonora Bastos)
1) Considerando os números do setor externo apresentados pelo Banco Central (2003/2013), identifique o melhor e o pior resultado do Balanço no intervalo apresentado, refletindo também sobre os resultados parciais obtidos nos dois momentos. Melhor resultado: 2007 (87.484)
Os números do setor de serviços permaneceram na média negativa, mas o ano apresenta uma alta taxa na Conta Capital e Financeira, puxado por subitens como o Investimento Estrangeiro em Carteira. Outros itens como o Investimento Brasileiro Direto apresentaram quedas menores no comparativo com outros anos da série, contribuindo para o encerramento da Balança de Pagamentos no azul.
Pior resultado: 2013 (-5926)
O resultado ruim de 2013 se deve principalmente ao aumento das despesas na Balança de Serviços e Rendas e pela diminuição acentuada nas categorias “outros investimentos”. O ano também teve números ruins nos investimentos brasileiros em carteira e na Balança Corrente.
2) No gráfico indicado para essa atividade, compare a evolução da Balança Comercial e IED no intervalo 1995/2011, considerando os determinantes dos resultados nos referidos movimentos. O Brasil apresenta, historicamente, déficit nas transações correntes. A série de resultados negativos acompanhou o País de 1947 até 2002. O Balanço de Pagamentos na primeira etapa do intervalo analisado (1995 a 2001) foi, em média, deficitário em US$ 768 mi. Resultados externos contribuem significativamente para os números negativos. O Brasil precisou enfrentar as crises asiática e russa (1997 e 1998) com uma moeda nova, poucas reservas em dólar e um plano econômico de estabilização ainda operando. As dificuldades com as contas públicas afetam a entrada de dinheiro estrangeiro e o cenário internacional prejudica as trocas correntes.
O resultado muda em 2003 e segue até 2007. É quando o mundo começa a viver uma época de considerável aumento do comércio internacional estimulado pelo crescimento elevado de várias