Estudo Dirigido Defici Ncia Intelectual 1
Nome: Veronica Mendonça Peres
Curso: Educação Física 80
Professora: Sônia
Estudo Dirigido - Tema DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI)
Referência: BERTONI, S.; LIMA, S. R. (org). Diversidade e Educação Especial: Ensino/aprendizagem e deficiência. Uberlândia: Hebrom, v. 1, 2012.
1) Conceitue deficiência intelectual:
A Deficiência Intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento AAIDD, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade.
2) Principais causas da DI?
A Deficiência Intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração no desempenho cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas no parto ou na vida após o nascimento. Os fatores de risco e causas que podem levar à Deficiência Intelectual podem ocorrer em três fases: pré-natais, perinatais e pós-natais.
3) Cite as principais características das pessoas com deficiência intelectual:
No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem. Podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural que enfrentem dificuldades na escola.
4) O que é especificidade no processo de aprendizagem do aluno com DI? Como o DI aprende?
Em geral, a deficiência intelectual traz mais dificuldades para que a criança interprete conteúdos abstratos. Isso exige estratégias diferenciadas por parte do professor, que