Estudo dirigido de neuranatomia
INSTITUTO DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA
CAMPUS DO MÉDIO SOLIMÕES
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
ESTUDO DIRIGIDO DE NEUROANATOMIA
COARI-AM
2012
FRANCIELE DE SOUZA CASTRO
ESTUDO DIRIGIDO DE NEUROANATOMIA
Trabalho apresentado ao Prof.ª Lilian Merini para a obtenção de nota na disciplina de neuroanatomia do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.
COARI-AM
2012
ESTUDO DIRIGIDO DE NEUROANATOMIA
1- Os seres vivos, mesmo os mais primitivos devem se ajustar ao meio ambiente para sobreviver, para isto três propriedades do protoplasma são especialmente importantes: irritabilidade, condutibilidade e contratilidade, a irritabilidade permite a uma célula detectar as modificações do meio ambiente, uma célula é sensível quando reage a um estimulo, por exemplo, dando origem a um impulso que é conduzido através do protoplasma - condutibilidade-, determinando uma resposta em outra parte da célula, sendo que esta resposta pode se manifestar por um encurtamento da célula - contratilidade. Se tocarmos uma ameba observa-se que ela afasta-se do ponto onde foi tocada, pois ela é sensível e conduz informações sobre o estimulo a outras partes da célula mesmo tendo todas as propriedades do protoplasma, a ameba não se especializou em nenhuma delas e suas reações são muito rudimentares. Em seres um pouco mais complexos como as esponjas parte do citoplasma se especializou para contração e outra, na superfície, desenvolveu mais as propriedade de irritabilidade e condutibilidade. Nos celenterados é provável que tenha surgido os primeiro neurônios e receptores nervosos. Nos anelídeos e platelmintos neurônios aferentes e eferentes apareceram pela primeira vez.
2- durante a filogênese apareceram os três neurônios fundamentais do sistema nervoso, que são o neurônio aferente ou sensitivo, neurônio eferente ou motor e neurônio de associação. Os neurônios aferentes surgiram com a função de levar ao sistema nervoso central informações sobre as modificações