Estudo dirigido da p3 de embrio
1. Descreva os 3 conjuntos de órgãos excretores em embriões humanos.
Originadas na mesoderma intermediária, Pronéfron, Mesonéfron, Metanéfron.
O pronéfron é rudimentar e não funcional, é o primeiro conjunto de rins, aparecem nos embriões na quarta semana, são alguns aglomerados de células, e eles se abrem na cloaca e logo se degeneram.
O Mesonéfron são os conjuntos de rins alongados que surgem no fim da quarta semana, posterior aos pronéfrons, atuam como rins interinos até que os rins permanentes se desenvolvam. São compostos por glomérulos e túbulos. Estes se degeneram no fim do primeiro trimestre.
O Metanéfron são os rins permanentes, começam a se desenvolver na quinta semana e só funcionarão 4 semanas mais tarde. A formação da urina do embrião é contínua, e secretada na cavidade amniótica onde se mistura com o liquido amniótico.
O Néfron se desenvolve de uma massa metanéfrica do mesoderma.
Tudo isso se desenvolve e formam as estruturas renais que temos.
2. O que você entende por indução reciproca?
Ocorre no Metanefro(primórdio dos rins permanentes). É o processo através do qual o divertículo metanéfrico(envaginação do ducto mesonéfrico) e a massa metanéfrica de mesoderma intermediário interagem e induzem um ao outro, para formar os rins permanentes.
3. Fale sobre agenesia renal : unilateral e bilateral
Agenesia renal unilateral e a não formação de um dos rins esta insuficiência provoca graves problemas, logo durante a gestação, pois a ausência de urina provoca a escassa produção de líquido amniótico mas nesse caso o rim que vinga faz o trabalho de dois para a sobrevivência e não apresenta problemas na vida e só é descoberto por acaso. No caso da bilateral causa problemas pulmonares e não é possível a sobrevivência, costuma morrer antes de nascer ou pouco tempo depois.
4. Descreva a gênese da bexiga urinaria
O desenvolvimento da bexiga ocorre principalmente a partir da parte vesical do seio urogenital, sendo