Estudo de compatibilidade entre durmetal e composições contendo dcpi e chi.

348 palavras 2 páginas
Estudo de Compatibilidade entre Durmetal e composições contendo DCPI e CHI.

Para a execução dos testes de resistencia química do DURMETAL, foi usinado um parafuso de aço carbono, onde foi colocada uma cobertura de aproximadamente 2 mm de DURMETAL revestindo a parte que ficaria em contato com o produto de teste (Ver figura 01).

Figura 01- Cupom de Teste 200 mm 100 mm 2 mm COBERTURA DE DURMETAL PEÇA DE AÇO CARBONO USINADA 4 mm 6 mm PROFUNDIDADE DE IMERSÃO NO FLUIDO DE TESTE

200 mm 100 mm 2 mm COBERTURA DE DURMETAL PEÇA DE AÇO CARBONO USINADA 4 mm 6 mm PROFUNDIDADE DE IMERSÃO NO FLUIDO DE TESTE

A ponta do cupom foi deixada propositalmente sem cobertura para se verificar se ocorreria o efeito de penetração do produto de teste “descolando” o DURMETAL da superfície metalica, favorecendo o seu ataque internamente.
O cupom após mais de doze horas de cura do DURMETAL, é colocado dentro de um balão contendo o líquido de teste, mantido sob leve agitação para garantir a transferencia termica e controle da temperatura desejada (Ver figura 02).

Figura 02 – Aparelhagem de Teste
CUPOM DE AÇO CARBONO REVESTIDO COM DURMETAL
AGITADOR MECÂNICO
TERMÔMETRO
FLUIDO DE TESTE
CUPOM DE AÇO CARBONO REVESTIDO COM DURMETAL
AGITADOR MECÂNICO
TERMÔMETRO
FLUIDO DE TESTE

A cada duas horas o cupom era retirado de dentro do balão para inspeção visual, verificando-se a ocorrência ou não de ataque no DURMETAL.

| Teste feito com CHI puro @ 140ºC mantido imerso por cinco horas.Verificação de forte ataque do DURMETAL, comprovando-se também a possibilidade do efeito de penetração do CHI entre a cobertura de DURMETAL e a base metálica. | Fundo = 0,92 mm/dia
Fundo = 0,92 mm/dia
Topo = 0,56 mm/dia
Topo = 0,56 mm/dia | Teste feito com DCPI puro @ 160ºC mantido imerso por dezessete horas.Verificação de ataque com perda de espessura do DURMETAL, com uma taxa máxima de 0,92 mm/dia e mínima de 0,56 mm/dia.

Relacionados