Estudo de caso - Usimetal
Risco Organizacional: A empresa foca na centralização em seus funcionários, apesar de qualificá-los, não os permite interferir nas tomadas de decisões da empresa. Dessa forma faz com que muitas vezes não ofereçam soluções desejadas para os problemas, deixando de lado a disponibilidade de pessoal, pois os que mais teriam argumentos e capacidade para interferir não são ouvidos.
Solução: Descentralizar, pois se a empresa investe em cursos profissionalizantes, basta então dar oportunidades a seus funcionários participar das decisões estratégicas da empresa, os quais muitas vezes conhecem melhor os problemas e possíveis melhorias, pois estão próximos dos processos.
Risco Tecnológico: A empresa atribui liberdade para o funcionário desempenhar diversas tarefas, isso faz com que ninguém se responsabilize pelos problemas e ninguém tenha foco em uma determinada tarefa. Dificilmente as pessoas são especializadas para executar diversas atividades, isso leva a desempenhar funções em que não possuem conhecimento aprofundado, podendo afetar no desenvolvimento tecnológico da empresa. Fato esse que interfere na capacidade técnica da empresa e na credibilidade dos produtos desenvolvidos.
Solução: Alocar as pessoas de forma a executarem atividades onde possuem o conhecimento especializado e atribuir responsabilidades as mesmas para que os problemas sejam resolvidos e que as tarefas que precisam ser executadas naquela determinada função sejam realmente executadas por pessoas capacitadas.
Risco de Mercado: Possibilitar seus clientes ter conhecimento da empresa via internet, essa forma de divulgação não agrega muito valor para o cliente em função da veracidade das informações. O cliente precisa “ver” o produto, “escutar” informações vindas diretamente da empresa, pois uma empresa se destaca mais quando divulga seus produtos de forma