Estudo de caso da Empresa Prospecção S/A
Título: Estudo de Caso da Empresa Prospecção S/A.
Aluno:
Disciplina:
Turma:
Economia Empresarial
Introdução
Com o mercado de biocombustíveis aquecido, associado a alta demanda em sua utilização através das indústrias, bem como sua utilização nos automóveis e maquinários, a Prospecção S/A., empresa do ramo de energia renovável, trabalha atualmente no limite de sua capacidade produtiva. Com uma boa perspectiva de crescimento da demanda para os próximos 10 anos e antevendo-se a possibilidade de novos entrantes no setor, a empresa analisa, através de projeto de investimento, a ampliação de sua planta industrial, visando o aumento da produção e também seu posicionamento estratégico, baseado em sua estrutura e investimentos, para os próximos anos.
Através deste trabalho, analisaremos o projeto de investimento da Prospecção
S/A., verificando a viabilidade financeira do projeto, utilizando um capital de R$ 50 milhões, e considerando os custos financeiros da utilização deste capital. Analisaremos também, a viabilidade perante a análise econômica, custos de oportunidade e fatores macroambientais. Apresentaremos três fontes para o capital citado anteriormente, divididos em uma razão de 30% (fonte de capital 1), 30% (fonte de capital 2) e 40% (fonte de capital 3).
Fontes de capital utilizadas pela empresa
Para viabilizar o projeto de ampliação da planta industrial da Prospecção S/A., foram consideradas, as seguintes fontes de capital:
A) Empréstimo Bancário
A primeira fonte considerada foi o financiamento através do Fundo FINEM do banco BNDES e próprio para o investimento no setor de energia renovável e que enquadra-se o projeto aqui citado.
Segundo o BNDES, que é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental, o apoio se dá por meio de financiamentos a projetos