Estudo de Caso Clínica Cirúrgica
ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO
Outubro/ 2014
Ilhéus – BA
UESC – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
VISITA PRÉ-OPERATÓRIA DE ENFERMAGEM
Outubro/ 2014
Ilhéus – BA
VISITA PRÉ-OPERATÓRIA: AVALIAÇÃO FÍSICA DO PACIENTE
A visita pré-operatória de enfermagem consiste no primeiro passo para a sistematização da assistência de enfermagem perioperatória garantindo a satisfação das necessidades físicas e emocionais do cliente, aumentando sua capacidade de superar o trauma da cirurgia e retornar rapidamente a um estado de bem estar, representando ainda um importante elo da comunicação efetiva entre o profissional enfermeiro e o paciente, permitindo a enfermagem assisti-lo de forma sistematizada e contínua, respeitando-o como uma pessoa dotada de valores, experiências e expectativas (GRITTEN, 2007). Muitos profissionais de enfermagem não realizam este procedimento, seja por falta de conhecimento de sua importância ou devido a sobrecarga de trabalho.
Outro motivo importante é a falta de integração do centro cirúrgico com as clínicas impedindo que a visita seja realizada. Quando o paciente possui um plano de saúde, em muitos casos a internação só é autorizada para o dia do procedimento cirúrgico inviabilizando a realização da visita pré-operatória.
É uma atividade desenvolvida para conhecer e manter uma interação efetiva enfermeiro-paciente, para orientar, supervisionar e encaminhar os problemas detectados a outros profissionais quando necessário. Por ser uma pessoa autônoma, o cliente deverá ser avaliado observando-se suas individualidades.
A identificação dos problemas de enfermagem na visita pré-operatória é fundamental para que o enfermeiro possa elaborar e implementar, o plano de cuidados para o período trans-operatório, pois sabemos que vários são os aspectos que irão