Estudo de caso avenida w3
Foi feito o programa de revitalização da avenida W3 para combater as causas da degradação crônica do patrimônio ambiental urbano.
O programa visa: novo desenho viário para a W2 Sul; requalificação das calçadas voltadas para a W3; intervenção nas entrequadras e becos; regulamentação da publicidade do comércio e das fachadas das edificações; revisão das normas de uso e ocupação do solo e implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT).
-Requalificação das calçadas voltadas para a W3: Reforma da pavimentação e do mobiliário urbano existentes, criando melhor acessibilidade e condições adequadas para a livre circulação. Cria-se faixa de serviço para fixação do mobiliário urbano, a calçada também apresentará uma faixa livre exclusivamente para circulação de pedestres. -Becos W3 Sul: a revitalização dos becos busca a requalificação do espaço público com oferta de serviços que complementem as atividades do local.
Além de requalificar as edificações, o projeto visa a renovação de toda área pública com novo desenho para calçadas e novo mobiliário urbano. A proposta incentiva maior flexibilidade de usos dos becos podendo haver além de bancas de revistas, lojas de conveniência possibilitando assim que o comércio volte suas portas e vitrines para os becos.
-Requalificação das edificações: Haverá um projeto de requalificação de fachada onde os proprietários dos comércios deverão definir uma solução única para as fachadas.
Situação atual
Proposta para os becos -alternativa 1
(elementos de proteção solar) vista da via
W2 sul
Calçada atual
Proposta de requalificação da calçada
Proposta de reorganização das fachadas
-Novo desenho viário para a Via W2: aumento da área de calçadas, definição e organização de áreas de estacionamento em ambos os lados da via. Instalação de mobiliário urbano , sinalização e arborização.
-Entrequadras sul e norte: Transformação da área em espaço livre