Estudo de caso adenocarcinoma de colon + sigmóide
O intestino grosso é a última parte do tubo digestivo e a sua principal função consiste em armazenar temporariamente os resíduos da digestão e preparar os dejetos para a sua eliminação.
O intestino grosso é responsável pela absorção de alguns nutrientes e certas vitaminas. É habitado por rica flora bacteriana importante nesta função.
Absorve também água e sais minerais, transformando às fezes, que são líquidas no seu início, em massa pastosa na região do final do sigmóide.
O cólon sigmóide ou sigma, com cerca de 30 a 40 cm de comprimento, que descreve uma forma de S no interior da pélvis, antes de chegar ao reto.
É caracterizado por ser a parte do intestino na qual os movimentos peristálticos fazem maior pressão no bolo alimentar a fim de solidificá-lo e transformá-lo em fezes.
O termo câncer de cólon abrange tumores malignos no intestino grosso (cólon e reto). Este câncer é tratável e, na maioria dos casos a cura pode ser obtida quando detectado em fase inicial, quando o câncer ainda não se espalhou para outros órgãos.
O câncer de cólon é o tumor mais comum do aparelho digestivo e o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens e mulheres.
Histórico
Pcte Valdeci Heinz, 46 anos, trabalha na construção civil, pai de dois filhos e morador do bairro Belo Vista I – São José.
Em janeiro deste ano iniciou dor abdominal e dificuldade de evacuar, procurou o posto de saúde e teve suspeita de hérnia, ao voltar para sua rotina, houve falta de apetite e perda de peso, perdeu 10 kg em 4 meses.
Após uma semana sem evacuar procurou a emergência, foi solicitado RX, ultrassonografia, tomografia e colonoscopia e diagnosticado com dois Adenocarcinoma (Adenocarcinoma é um câncer (neoplasia maligna) que se origina em tecido glandular. Para ser classificado como um adenocarcinoma, as células não necessariamente precisam fazer parte de uma glândula, contanto que elas tenham características secretórias) de Colon + Sigmóide, nódulos