Estudo da contabilidade
Introdução:
O estudo da Contabilidade em suas ramificações (Comercial, Bancária, Pública, de Custos, etc.) fica mais fácil, quando é obedecida a sequência gradativa e lógica exigentes da disciplina.
Para abranger um conhecimento especifico sobre Contabilidade de Custos, precisa ter conhecimento de noções básicas de Contabilidade, como: o Patrimônio e seus elementos componentes, a situação liquida patrimoniais, as noções de débito e crédito, a escrituração dos fatos administrativos através do lançamento nos livros Diário e Razão, saber elaborar Balancete de Verificação e as Demonstrações Financeiras.
Conceito:
A palavra custo possui significado muito abrangente: podendo ser utilizada para representar o Custo das Mercadorias Vendidas em uma empresa comercial, o Custo dos Serviços Prestados em uma empresa de prestação de serviços, o Custo de Fabricação de um produto, o Custo Direto de Fabricação, etc.
Custo Industrial compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens.
É efetuado um gasto sempre que a empresa industrial adquirir bens, para uso, troca, transformação ou consumo, ou ainda utilizar algum tipo de serviço.
Os gastos podem ser à vista ou a prazo. O gasto ocorre à vista quando há desembolso de numerário, pois no momento da obtenção do bem ocorre o respectivo pagamento. O gasto ocorre a prazo quando não há desembolso de numerário no momento da compra, pois será feito posteriormente.
O desembolso, que se caracteriza pela entrega de numerário, pode ocorrer antes sendo efetuado um pagamento antecipado, no momento da compra se caracterizando pagamento à vista ou depois da compra assim sendo um pagamento a prazo.
São considerados investimentos os gastos que se destinam à obtenção de bens de uso da empresa tais como: computadores, móveis, máquinas, ferramentas, veículos, etc. Também aplicações de caráter permanente como: compra de ações de outras empresas, imóveis, ouros.