estudo da biblia
As duas espécies de obediência
Existem dois tipos de obediência: ativa e passiva. E a distância entre uma e outra chama-se “dependência de Deus “. A obediência ativa é quando Deus tem uma tarefa específica para nos dar. Quando ele nos diz: “vá!”. Algumas vezes é difícil seguir a Jesus em obediência. Mas, quando o fazemos, aprendemos que o caminho que parecia mais difícil de seguir é o que traz maior glória. Abraão mostrou obediência ativa em seu ponto mais alto quando levou Isaque ao cume do monte Moriá, e o colocou sobre o altar para ser sacrificado.
Existe uma segunda espécie de obediência, a obediência passiva. Esse tipo de obediência se manifesta quando Jesus nos diz para pararmos e ficarmos em silêncio em sua presença. Ele ordena “Aquietai-se”. Muitas vezes pensamos: “Preciso ir – Preciso fazer – Preciso dizer”; quando Deus está tentando dizer: “Pare – fique – acalme-se”. Você consegue ouvir o “Pare” de Deus em meio a sua febril atividade? Pense no que poderia ter acontecido a Isaque se Abraão, com o cutelo na mão, não tivesse ouvido o “Pare” de Deus. Gêneses 22:9-12
Perguntas para debate na célula:
1. Leia Gênesis 22:9-12 e responda porque Isaque não resistiu ao ser amarrado e deitado sobre o altar do sacrifício, pelo seu pai Abraão?
Isaque era certamente um jovem nessa ocasião, perfeitamente capaz de resistir ao seu pai, se assim quisesse. Mas, em total submissão a Deus e obediência a seu pai, permitiu ser amarrado e deitado sobre o altar, assim como Jesus voluntariamente foi até a cruz.
2. Em que momento Deus confirmou que Abraão era um homem temente a ele?
Quando Abraão iniciou a execução do sacrifício tomando o cutelo para imolar seu filho Isaque. Neste momento Deus, viu que, no seu coração, consumara a renúncia suprema, e cujo empenho principal era fazer a vontade do Senhor.
Orando: Soberano Deus, que o teu concerto seja manifestado em nossas vida, assim como fizestes a Abraão, Isaque e Jacó, ensinando-nos a obedecer fielmente