Estudo Comparativo Entre Dois Aços Aplicados a Fabricação de Eixos de Bombas
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Estudo Comparativo Entre Dois Aços Aplicados a Fabricação de Eixos de Bombas
CURSO: Engenharia Mecânica - Professor PA: Marcelo Espíndola
Claudio Pereira, Cristiano Oliveira, Felipe Carvalho, Flaviane Mafra, Leonídeo Campos, Lucas Viegas, Rafael Bravo, Thiago Barbosa
Resumo
A seleção do material é determinante para bom funcionamento do projeto. O eixo da bomba é responsável pela transmissão de potência, a principal solicitação desse material é a flexo-torção. Os tratamentos térmicos permitem alterar as propriedades do material, a têmpera revenida tem a finalidade de aumentar a dureza sem afetar outras propriedades como tenacidade e ductilidade. Os aços 1045 e 4140 foram submetidos a tratamentos térmicos para comparar qual possui as melhores propriedades para fabricação do eixo de bomba.
1. Introdução:
A busca do material adequado para cada aplicação traz como resultado uma vasta lista de possibilidades. A escolha deve visar fatores tais como: Propriedades (mecânicas, físicas, químicas, etc.), custo, vida útil e facilidade de obtenção e manipulação.
Ao eixo da bomba compete não só a tarefa de transmitir potência do motor ao rotor da bomba como também suportar o peso do rotor e suportar as cargas radiais e axiais impostas ao mesmo. O material utilizado para fabricação desse componente influência diretamente em toda estrutura do conjunto. Entre os requisitos do material adotado pode-se citar: resistência mecânica, resistência ao desgaste e capacidade de suportar vibrações.
A seleção de materiais para aplicação no projeto é uma etapa muito importante, os diversos aspectos do projeto devem ser atendidos tais como: custo, dificuldade no processo de fabricação e esforços que o mesmo será submetido. Não existe um material ideal para cada aplicação, existe um material que irá atender melhor as necessidades do projeto. Os tratamentos térmicos são uma forma de alterar as propriedades dos