Estudo católicos carismáticos e pentecostais
Prefácio 4
Desde sempre... 7
Origem dos atuais católicos carismáticos 10
Carismáticos sem fronteiras 14
O reavivamento romanista 17
A craveira pentecostalista 23
Os pentecostais católicos 29
Um primor de página pentecostalista 38
Prefácio
É de todo dia! E a velha alegação! Nasci nessa religião e nela hei de morrer- E a pessoa nem quer ouvir o Evangelho. Ou se o ouve e com o maior desinteresse. Já tem seu ponto-de-vista firmado. Ê o preconceituoso.
Há também nos meios evangélicos muita gente preconceituosa em matéria de fé. Por qualquer motivo, menos pelo de real convicção, abraçou determinada denominação. Jamais questionou suas doutrinas e práticas à luz das Escrituras Sagradas. Nela firmou raízes, granjeou amigos e obteve cargos e responsabilidades. Se alguém lhe diz algo contrário a sua denominação, ao invés de examinar a assertiva, zanga-se com o interlocutor. E se admite discutir o assunto, exalta-se, altera-se na sua paixão desassisada. Isto e o autentico fanatismo. E também orgulho que o impede reconhecer a possibilidade de laborar em engano.
Certa vez perguntei num momento de intensa tranqüilidade a um celebre, "líder" evangélico se ele tinha alguma base sólida na Bíblia que justificasse sua crença no batismo infantil. Ele, com os olhos marejados de lagrimas, pensou por alguns instantes, olhos fixamente em mim e disse-me: "o irmão não pode esquecer que sou dessa denominação e ela exige que assim se areia. Fiquei estarrecido com a explicação do meu interlocutor que me parecia pessoa seria e honesta em sua crença.
Sou batista, não por fanatismo, mas por convicção. Contudo não me considero fanático. Já fui "padre" e abandonei tudo aquilo. Minha convicção batista parte de haver eu adotado a Bíblia como Única Regra de Fé e Prática. Excluo, por conseguinte, toda e qualquer outra Fonte de Revelação Divina. Pois bem, se um dia alguém me demonstrar que a minha atual Denominação crê diversamente dos ensinos das