Estudo Biblico - A Páscoa
TEXTO:
INTRODUÇÃO
A FESTA DA PÁSCOA É UMA DA S TRÊS FESTAS PRINCIPAIS QUE É COMEMORADA PELO JUDEUS, AS OUTRAS SÃO PENTECOSTES E FESTA DE TABERNÁCULOS.
EM HEBRAICO SIGNIFICA PESSACH, “PASSAGEM”. O FOCO ERA O CORDEIRO, QUE DEVERIA SER ESCOLHIDO COM MUITO RIGOR PELOS SACERDOTES, SEM MANCHA, SEM DEFEITO E MACHO DE UM ANO.
PODEMOS ENCONTRAR OUTROS ELEMENTOS QUE FAZIA PARTE DESTE RITUAL, ENTRE ELES ESTÃO O PÃO SEM FERMENTO E ERVAS AMARGAS.
QUEREMOS ENTÃO ESTUDAR A RESPEITO DO CORDEIRO QUE ERA SEPARADO PARA ESTA FESTA, ELE VAI SER O NOSSO FOCO.
QUAL A SEMELHANÇA ENTRE O CORDEIRO PASCAL DO NOVO TESTAMENTO E CRISTO O CORDEIRO DE DEUS.
1) O CORDEIRO PASCAL TINHA QUE SER MACHO E DE UM ANO
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” [Isaias 9:6].
2) O CORDEIRO PASCAL TINHA QUE SER SEM DEFEITO
“O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.” [Êxodo 12:5].
Era necessário que cada pai de família tirasse do rebanho, um cordeiro de um ano sem nenhum defeito físico, ou enfermidade, e o separasse por quatro dias para ser minuciosamente examinado. Se durante este período o animal apresentasse alguma deformidade deveria ser descartado imediatamente.
Jesus, O CORDEIRO DE DEUS, também foi examinado pelos sacerdotes. [Mateus 22:15-46]. Porém, todos ficaram sem palavras diante da multidão. Nenhum deles achou defeito algum que o incriminasse. “E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.” [Mateus 22:46].
As autoridades civis também não puderam encontrar nenhuma falta em Jesus. No momento que Jesus foi levado perante Caifás, ao mesmo tempo os cordeiros estavam sendo examinados.
Caifás procurou todos os meios possíveis para encontrar incriminações contra Jesus e entregá-lo desmoralizado a Pilatos,