Estudo Aula Dia 16 03
Com o passar do tempo o mercado se torna mais competitivo, novos concorrentes, novos produtos, novos serviços novas tecnologias aparecem continuamente. Para que uma empresa consiga se destacar é preciso criar planos e colocá-los em prática quando necessário.
Os planos precisam ser estabelecidos de forma a ser utilizada na hora correta e no espaço certo. Algumas empresas utilizam o planejamento estratégico para o desenvolvimento e melhoria no desempenho, porém ainda existem empresas que não adotaram esta forma de administração.
O planejamento estratégico é um dos temas que mais se discutem entre empresas e pesquisadores. O estudo desta ferramenta parte do principio que toda organização que deseja alavancar seus negócios precisa ter o domínio das estratégias, para assim superar as expectativas do seu plano de atuação.
Empresas que não se esforçam para modificar o modo de agir e ver o mercado como um impostor de regras se tornam escravas das mudanças e não parte delas, e a qualquer momento poderá desaparecer do mundo dos negócios.
Oliveira (2010, p. 188) cita, “é bem possível para uma empresa alcançar um sucesso inicial, sem real conscientização de suas causas; entretanto, é muito mais difícil continuar bem, ramificando-se em novos empreendimentos e negócio sem a apreciação exata do significado de suas estratégias básicas”.
Contudo, a pesquisa demonstra alguns aspectos de administradores e analistas que falam da estratégia como um ponto forte para a implementação nas empresas. A abordagem das empresas quando perguntamos o que eles pensam sobre planejamento estratégico e no que este conceito agrega a cultura de sua organização. O tema a ser abordado demonstrará as conseqüências que a organização sofre com a falta da estratégia empresarial. O desenvolvimento do projeto será auxiliado com critérios estabelecidos na elaboração da pesquisa, com a utilização de estudos de