Estudando
No filme, A Guerra do Fogo, apresentado pelo professor WellingtonLopes em aulas, me fez visualizar de uma forma mais precisa e objetiva o que tínhamos estudado em aulas anteriores sobre a teoria da comunicação do período, hipoteticamente, em que a comunicaçãoiniciou-se entre os homens. Momento supostamente onde os homens devem ter começado a ser comunicar de forma verbal e gestual.
São apenas suposições uma vez que não temos documentos que provem essateoria, mas que está é a mais provável, vistos através de estudos e pesquisas realizadas por diversos estudiosos durante a história.
O filme mostra o homem em sua forma primitiva e já vivendo emgrupo, lutando pela sua sobrevivência. Toda a história gira em torno do fogo, de sua descoberta e de seu domínio, mas o fato mais importante além também da forma de vida que o homem apresentava, a maisimportante e estudada por nós, foi a forma de comunicação entre o homem e seu grupo e entre as tribos que, no filme, possuíam níveis de cultura e de desenvolvimento distintos.
A forma decomunicação entre eles, do grupo e entre tribos, se restringia a forma vocálica (gritos e grunhidos) e gestual, mesmo tendo diferença de evolução entre tribos, pois uma tribo é um pouco mais desenvolvida,parece ter uma comunicação mais complexa, com maior número de sons articulados. A princípio, sua linguagem pode ter sido meramente gestual, mas homem descobriu que os sons também poderiam se