Estudande
Para esta atividade podemos usar a metade da quadra de voleibol (conforme figura 1).
Um ou dois alunos ficam ao centro do espaço e são os pegadores. Os demais alunos ficam todos do mesmo lado do “rio”.
Os alunos que estão no centro devem dizer uma dificuldade para a travessia, por exemplo: driblar a bola, correr em duplas de mãos dadas, correr e trocar passes sem deixar a bola cair ao chão.
Os alunos pegadores trocam de lugar com o colega se conseguir tocar com as duas mãos nos ombros sempre de frente com quem está tentando fazer a travessia. Ao pegar o colega, este ficará como pegador em seu lugar.
Atividade 2: “Touchdown” adaptado
Demarcar os espaços como na figura 2 e dividir os alunos em duplas e a disputa é feita uma dupla contra a outra.
O objetivo do jogo é conseguir entrar no espaço adversário com a bola – não vale receber a bola dentro do espaço.
Neste jogo algumas regras podem ser colocadas a fim de que a infiltração e as ações tanto individuais quanto coletivas sejam valorizadas, tais como impedir o drible, dar mais ponto a dupla que conseguir fazer a infiltração com finta, ou sem ser tocado pela defesa.
O CAÇADOR Cada aluno estará com uma bola, ficando todos espalhados pela quadra. O Caçador ficará sem bola. Ao sinal dado pelo professor, os alunos terão que fugir conduzindo a sua bola, não deixando que o caçador a pegue. O aluno que perder a sua bola passará a ser o caçador, sendo que este não poderá tirar a bola daquele que antes o tinha pego.
STOP
A turma ficará dispersa em uma área definida. Um aluno lançará a bola ao alto,enquanto os demais fogem. Ao agarrar a bola, ele gritará: "STOP !!". Todos deverão parar e ficar imóveis. O aluno colocará a bola no solo e fará um passe de maneira que acerte um dos alunos que estavam fugindo. Quem for pego, reinicia o jogo. Em caso de erro, o mesmo