Estruturas isostáticas
[pic]
Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Estruturas Isostáticas Alunos: Junior do Amaral Marcelo Souza Nathan Sandi Tiago Henrique Dickel
Conceitos/Definições
Carregamentos - Cargas
As vigas são peças lineares, definidos como, uma peça em que uma das dimensões é consideravelmente superior às outras duas e que pode ser encarada como gerada por uma figura geométrica plana que se desloca ao longo de uma linha reta ou curva, mantendo-se perpendicular a essa linha.
A forma e as dimensões dessa figura (secção transversal da peça) podem variar, mas não de uma maneira brusca. Usualmente as vigas são barras prismáticas, longos de eixo retilíneo e secção transversal constante.
Do ponto de vista estrutural as vigas são elementos projetados para suportar cargas aplicadas em vários pontos ao longo do seu comprimento e transmitir através dos apoios (apoio simples, fixo) ao exterior ou à outros elementos estruturais. As ações que atuam sobre as vigas (representáveis por forças e/ou momentos) podem ser: concentradas ou distribuídas. A distância entre apoios chama-se vão.
[pic]
Esforços Internos
Conhecidas as forças de ação e reação que solicitam uma viga, interesse agora determinar como estas cargas atuam numa secção transversal arbitrária, com vista a verificação da segurança. Estas ações numa secção transversal, dão origem ao conceito de esforço.
Se uma viga está em equilíbrio sob ação das forças atuantes e as reações qualquer parte da viga obtida fazendo um corte pelo um ponto que pertence a viga está em equilíbrio se além destas forças se adicionam as forças de ligação da outra parte. As forças de ligação da outra parte através da secção que as separa e chamam-se esforços numa secção.
Para verificar a segurança de uma viga/estrutura é necessário