Estruturas de Madeira
A madeira é um ótimo material de construção quanto aos aspectos de conforto, plasticidade no projeto, rapidez de montagem e durabilidade. Habitar uma casa de madeira aproxima o homem da natureza, pois a madeira mantém em seu estado final de industrialização, características como cores, textura e aromas naturais, que podem ser explorados nas diferentes aplicações das construções habitacionais.
A preferência pela madeira desde o inicio da história da construção e seu uso persistente, inclusive em situações adversas, parecem indicar que existe uma afinidade especial entre o homem e este material. A aplicação da madeira na construção variou com cada civilização. Cada clima, terreno e cultura determinaram uma técnica construtiva diferente no uso da madeira. No oriente, a arquitetura em madeira está associada ao conceito de uma construção leve, capaz de resistir aos terremotos. Na China, os primeiros relatos das técnicas de construção em madeira, datam do período de 960 -1270, durante a dinastia Sung. A relevância de sua arte, esta no fato dos construtores chineses terem documentado através de desenhos as técnicas de construção em madeira. A construção chinesa trabalhava com elementos de vigas e pilares com ligações por encaixes. Suas construções apresentavam uma grande precisão geométrica.
As construções em madeira no Japão foram concebidas e inspiradas nas técnicas chinesas. Os japoneses eram exímios carpinteiros e aperfeiçoaram as técnicas construtivas chinesas.
Uma característica importante das construções Japonesas sempre foi o respeito à natureza. O carpinteiro devia por um lado superar a dívida contraída com a natureza e por outro lado cumprir um serviço público. Se fosse cortada uma árvore de 1000 anos sua construção deveria ser projetada para durar 1000 anos.
Na Europa destacaram-se as construções em madeira da Noruega e da Finlândia, onde paredes das casas eram construídas com as toras empilhadas na posição horizontal. As paredes