estruturas de estocagem
São estruturas, cujo objetivo é atender a necessidade de armazenamento e movimentação de produtos. Quando bem definida pode ser uma estratégia de eficiência e economia de custos.
Para definir o sistema ideal se faz necessário fazer um projeto onde, se avaliara algumas características primordiais como:
- Acessibilidade
- Previsão de demanda
-Localização
-Estrutura da Instalação
Cada sistema deve estar adaptado de acordo com o seguimento de produtos da empresa, e geralmente pode ser estocado sob duas formas:
1.1 LOCALIZAÇÃO FIXA
Onde os materiais são colocados sempre no mesmo lugar, a cada renovação do estoque. Neste método, no momento do primeiro armazenamento, a localização do material é anotada e depois digitada no campo “local” no cadastro de materiais do programa de controle de estoque.
1.2 LOCALIZAÇÃO MÓVEL
Onde os materiais são colocados em espaços livres existentes de acordo com cada tipo de material. Quanto maior o nível de utilização volumétrica, menos o será a proporção do custo total do espaço. Todos esses fatores são responsáveis pela escolha de veículos, estruturas entre outros, tudo visando melhorar a eficiência das operações.
2 TIPOS DE ESTRUTURAS
Cada tipo de estrutura oferece características relacionadas à aplicabilidade, vantagens e desvantagens que combinadas com a necessidade de estocagem.
2.1 ESTANTES
Esta é a estrutura mais utilizada para materiais de diversos tipos e tamanhos de pequeno peso, mais utilizada em almoxarifados tem como desvantagem o baixo aproveitamento do espaço vertical, problema que pode ser resolvido com a instalação de mezaninos.
Figura 1: Modelos de Estantes
Fonte: http://www.altamira.com.br.
2.2 ESTRUTURAS PORTA-PALETES
Ideal para guarda de produtos sobre paletes, em áreas que permitem o aproveitamento de espaço vertical e o uso de empilhadeiras. É