Estrutura Metalica
A Execução da Obra
A técnica mista utilizada para esta residência resultou num objeto onde a estrutura metálica, principal material estrutural da obra, compôs de forma harmoniosa com elementos de concreto e revestimentos diversos. A estrutura do térreo foi executada com colunas de concreto armado, revestidas com fulget cinza como acabamento final. A partir do pavimento superior a estrutura metálica foi utilizada para dar forma a obra, os perfis e chapas dobradas das vigas e pilares estruturam toda área intima da residência.
Em todo o perímetro do pavimento superior, a residência recebeu uma chapa galvanizada de 1,5 mm de espessura especialmente desenhada para esta casa; esta peça tem várias funções, tanto de ordem arquitetônica como funcional, sua forma em ângulo de 45°, tem a função de pingadeira, e substituiu a tabeira da laje na sua execução, economizando-se em fôrmas. Esta chapa foi rebitada numa estrutura própria para ela, já que este material não aceita solda, e recebeu uma demão de proteção antiferrugem e pintura esmalte branco fosco como acabamento
Os pilares deste pavimento foram executados com chapas de 1/8” dobradas em “U” intertravadas a cada três fiadas de alvenaria de cerâmica com um ferro chato. A alvenaria parte da face interna do “U” evitando assim que apareçam as indesejáveis fissuras de descolamento entre materiais
As Vigas Espaciais
A cobertura, também metálica, coroou a obra intertravando todo o pavimento superior e dando uma nova forma à “caixa suspensa”.
Todas as vigas espaciais foram executadas em perfis “I” de 10 polegadas soldadas in loco, recebendo tratamento de proteção.
A cobertura, apresenta dois tipos de estruturas:
Internas: executadas em chapa dobrada de 1/8” vedadas com painel dray-wall, exceto na sala intima onde a estrutura torna-se aparente sobre uma coluna de concreto, num ato de demonstrar a técnica utilizada.
Externas: em estrutura tubular de 1.1/2” formando uma