Estrutura De Mercado3
DISCIPLINA: Conjuntura Econômica e Mercado
PROFº: Salles
TURMA: 011TLG1AM
Discente:Tiago Silva
Estrutura de Mercado
As estruturas ou formas de mercado descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade para atuar perante a concorrência. O estudo das formas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que uma empresa tem para deter poder de mercado e definir o preço de um produto. Muitas vezes as estruturas de mercado são usadas apenas como ponto de referencia para avaliação de outros mercados, pois as condições para deter o pleno poder são restritas.
Elas estão condicionadas por três variáveis:
Número de firmas produtoras no mercado
Diferenciação do produto
Existência de barreiras à entrada de novas empresas.
Nos mercados de bens e serviços e de fatores de produção, as formas de mercado são divididas em: concorrência perfeita, concorrência imperfeita, Monopsônio, Oligopsônio.
Concorrência perfeita: é uma estrutura de mercado que descreve mercados em que nenhum participante tem tamanho suficiente deter o poder de mercado para definir o preço de um produto.
Oligopsônio: um mercado, onde muitos vendedores podem estar presentes, mas encontram poucos compradores.
Monopsônio: quando há apenas um comprador no mercado.
Concorrência imperfeita: é uma estrutura de mercado em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado. São exemplos de situações de concorrência imperfeita os monopólios, oligopólios e concorrência monopolística. Oligopólio: é quando um mercado é dominado por um pequeno número de empresas que, juntas, controlam a maioria da cota de mercado, pode ser definido ainda de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas).
Monopólio: onde existe apenas um fornecedor de um produto ou serviço, e apresenta algumas