Estrutura de gestão e monitoramento global
Cada vez mais as empresas nacionais necessitam de opções e estratégias para sobreviver em um mundo globalizado, e altamente competitivo. O caminho para manter-se atualizado e plugado nas mudanças que ocorrem na economia mundial, é participar da aldeia global.
São inúmeros os motivos pelos quais há uma necessidade cada vez maior de participar do mercado global, entre esses motivos destacamos a busca de novas oportunidades, o excesso de recursos ou capacidade ociosa, busca de vantagem competitiva, diversificação de mercados/menor dependência mercado interno, expansão de mercado para obtenção de lucro adicional, razões defensivas, expansão do ciclo de vida do produto
O presente trabalho estará tratando umas das fases do processo do marketing global, a fase de gestão e controle do marketing internacional, a qual ocorré após a decisão de participar desse mercado globalizado, da seleção das regiões e segmentos a serem trabalhados, da decisão sobre a maneira de ingressar nesses novos mercados, do planejamento do programa de marketing e da decisão da organização de marketing.
Nessa fase do marketing global encontram-se inúmeros problemas para os responsáveis pelo controle de marketing, temos as diferenças dos mercados, distância, idiomas, costumes e práticas que criam dificuldades na comunicação e exige que a estrutura do nível organizacional seja adequado para superar essas diferenças.
DEFINIÇÃO
Controle é definido como o conjunto de processos que garantem a eficácia e eficiência da utilização dos recursos visando atingir os objetivos e metas da organização. No caso do marketing global, o controle visa assegurar que o planejamento estratégico e operacional de marketing seja cumprido de forma a direcionar os programas e projetos para o sentido correto.
Para que o controle seja feito são utilizados ferramentas como indicadores e medidores que avaliam o desepenho dos programas e projetos de marketing.
CONTROLE GLOBAL
Focalizando o marketing