Estrutura de dados
ADALBERTO SAVIO DE MOURA
ESTRUTURA DE DADOS
Aula 01
Aula 1
Descrição da disciplina e dos instrumentos de avaliação. Dinâmica de grupo envolvendo atividades da disciplina.
Apresentação dos professores: formação acadêmica, breve descrição sobre a trajetória profissional. E-mail para contato.
Informações sobre: cálculo das médias de B1 e B2, dinâmica das aulas, critérios de correção de provas e atividades.
Revisão 1. Dados dois números do tipo inteiro, calcular a sua soma e apresentar o seu resultado na tela.
Analisando esse enunciado, e, para que se possa realizar o relacionamento das disciplinas de Computação Básica, Lógica e Algoritmos faz-se necessário resgatar alguns conceitos, dentre eles a saber:
A disciplina Computação Básica, diz que para que o computador "dê" uma resposta é necessário fornecer uma entrada que será processada por ele (CPU) e finalmente após esse processamento será apresentada uma saída. Assim:
Retornando ao enunciado, identificam-se que as entradas são dois números e a saída será outro número que representa o resultado da operação de adição dos dois números informados pela entrada.
Mas... como representar essas informações no computador? A representação dessas informações ocorre por um conceito muito conhecido na Lógica: o conceito de variáveis. Elas nada mais são que localizações de memória do computador, identificadas por um endereço; esse endereço pode ser representado por um nome qualquer que, para o ponto de vista de nossa disciplina poderemos denominar como, por exemplo, "p" e "q".
Organizando as ideias
Para poder discorrer sobre algoritmos com base nos conceitos aprendidos e outros ilustrados acima nessa aula, é interessante organizar a redação dos mesmos dividindo-os em seis fases que são:
1 - Entrada e Saída: essa fase solicita-nos analisar o