ESTRUTURA DE CONCRETO 2
O presente trabalho apresenta como tema: Esforços, sendo, Esforço Simples, Esforço Cortante, Momento Fletor e Momento Torçor. Foi proposto ao grupo fazer pesquisa bibliográfica com o intuito de compreender a sua importância na Construção Civil.
Um corpo em equilíbrio, sujeito a cargas externas ativas e reativas, possui em seu interior esforços. Estes esforços internos ou solicitações internas são devidos ao deslocamento das partículas que compõem o corpo, até que seja atingido o equilíbrio. Observe-se que o equilíbrio se dá na configuração deformada do corpo, que admitiremos como igual a configuração inicial pois em estruturas estaremos sempre no campo das pequenas deformações.
A Resistência dos Materiais se preocupa fundamentalmente com o comportamento das diversas partes de um corpo quando sob a ação destas solicitações internas. Podemos resumir um problema de Resistência dos Materiais conforme fluxograma abaixo:
Estrutura Cargas Externas Reativas, Cargas Externas Ativas, Solicitações Tensões, Deformações Limite Resistente do Material e Critério de Resistência (Coeficiente de Segurança).
As tensões que se desenvolvem entre as partículas de um corpo são consequência dos esforços internos desenvolvidos.
Como os esforços são elementos vetoriais (módulo, direção e sentido) a tensão como consequência também o será. Lembrando o método das seções visto em Isostática: Supondo um corpo carregado e em equilíbrio estático. Se cortarmos este corpo por uma seção qualquer "S" isolando, como exemplo, a parte da esquerda, podemos dizer que na seção cortada devem se desenvolver esforços que se equivalham aos esforços da parte da direita retirada, para que assim o sistema permaneça em equilíbrio. Estes esforços, convenientemente decompostos, se constituem nas solicitações internas fundamentais. O isolamento da parte da esquerda foi um exemplo, pois com a parte da direita o mesmo pode ser feito.
Partindo deste raciocínio podemos afirmar que em cada elemento de