Estrutura de Banco de Dados Caché
Estudo sobre Arquitetura de Banco de Dados
MBA em Arquitetura e Gestão de Infraestrutura de TI
Estrutura de Banco de Dados – Caché
O Caché é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados não –relacional. A linguagem de comandos utilizados no manuseio deste é chamada de COS (Caché Object Script), que nada mais é que a evolução da antiga linguagem de programação chamada MUMPS, criada nos EUA em 1966 na Universidade MIT, para o Massachusetts General Hospital.
O Caché é um gerenciador de banco de dados pós-relacional de alta performance que agrupa diferentes formas de acesso aos dados. As informações sempre são gravadas de forma multidimensional, mas podem ser manipuladas a partir de uma estrutura orientada a objetos, SQL ou até mesmo multidimensional, inclusive com alta escalabilidade. Estas estruturas podem ser usadas isoladas ou em paralelo. E este é um dos grandes diferenciais do Caché, pois assim já conseguimos integrar diferentes aplicações, mas que acessam a mesma base de dados. Ele permite várias escolhas como ferramentas de linguagem como XML, Java, VB, .Net, C++, e conexões de diversas formas, como os acessos do tipo ODBC, JDBC, Relational Gateways, etc.
A estrutura pós-relacional do Caché também pode ser vista atualmente como uma visão não-relacional, já que internamente o Caché guarda seus dados em matrizes multidimensionais, armazenando-os de forma hierarquicamente estruturada. Interessante observar que a tecnologia para o modelo de dados hierárquico sobreviveu a total ascensão e dominação do modelo relacional, que hoje já verificamos não ser o meio ideal para representar o mapeamento do mundo real. Com o surgimento de aplicações baseadas em nuvem, redes sociais e muitas outras a utilização do NOSQL é fundamental, em função da complexidade desnecessária do modelo relacional, o que acarreta perda de performance e dificuldade na manutenção.