Estrutura de alvenaria estrutural
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DAYVIDSON FELLIPE DE MELO GADELHA
TRABALHO DE ESTRUTURAS DE AVENARIA ESTRUTURAL
São Luís
2014
DAYVIDSON FELLIPE DE MELO GADELHA
TRABALHO DE ESTRUTURAS DE ALVENARIA ESTRUTURAL
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras, para obtenção da 2ª nota de prova parcial.
Prof : Mikhail Luczynski
São Luís
2014
1. INTRODUÇÃO
O cenário atual de crescimento da construção civil e a busca incessante pela redução de custos têm motivado as construtoras a estudarem inovações tecnológicas. Tais estudos resultaram na implantação e racionalização de diferentes sistemas construtivos.
A alvenaria estrutural é usada desde a antiguidade, porém hoje alcança maior racionalização uma vez que existe visão sistêmica do processo, onde os projetistas compatibilizam os demais subsistemas: instalações, caixilharia, vedações, tornando sua produção altamente industrializada, permitindo ainda a redução da utilização de fôrmas, armaduras e produção excessiva de entulhos. Uma obra de alvenaria bem planejada destaca-se pela total ausência de “rasgos” nas paredes para as instalações elétricas e hidro-sanitárias e também pela inexistência de retrabalhos.
2. Alvenaria Estrutural A alvenaria estrutural é conceituada como um sistema construtivo que se caracteriza pelo emprego de paredes de alvenaria e lajes enrijecidas que atual como principal estruturas de suporte das edificações. Essas estruturas são dimensionadas segundo métodos de cálculo de confiabilidade determinável, ou seja, planejada e dimensionada para suportar as cargas destinadas ao tipo de construção em questão. Nesse tipo de processo construtivo, as paredes em alvenarias estrutural atuam, ainda, como subsistemas de estruturas e vedação de vãos.
3. Sistemas Estruturais
É