Estratégias Bioblimáticas - Maceió
602 palavras
3 páginas
Maceió A cidade de Maceió encontra-se na Zona da Mata Atlântica, situada na costa litorânea nordestina. O clima da cidade é caracterizado como quente e úmido, com radiação solar intensa e pequenas oscilações de temperatura. Possui temperatura média anual de 24,8 °C e variação anual de 2,8 °C entre os valores médios mensais da temperatura do ar. As temperaturas médias mensais variam entre 22,9 °C e 27,9 °C ao longo do ano. Observa-se que a cidade de Maceió apresenta um elevado, e pouco oscilante, índice de umidade relativa do ar, o que contribui para que a temperatura ao longo do ano oscile muito pouco. Por ser uma cidade litorânea e estar sob a influência de grandes massas d’água, apresenta taxas de umidade relativa do ar com média de 78,3%. A média pluviométrica anual da cidade é de 2.167,70 mm, porém apresenta importante variação anual quanto à distribuição de chuvas. Destacam-se duas estações:
(a) uma com altas temperaturas e pouca pluviosidade, com ocorrência de chuvas passageiras de setembro a fevereiro; e
(b) outra estação bastante chuvosa, apresentando elevada umidade e temperatura do ar mais baixa em relação à estação anterior e corresponde aos meses de abril a julho.
Pode-se perceber que as orientações fornecidas pelo diagrama psicrométrico para a cidade de Maceió apresentaram certa uniformidade durante todo o ano, isso se deu pelo fato das variáveis climáticas oscilarem pouco ao longo dos meses.
Estratégias Bioclimáticas:
As estratégias Bioclimáticas são utilizadas durante a concepção do projeto da edificação, a fim de proporcionar melhorias nas condições de conforto térmico e redução no consumo de energia.
De acordo com a carta bioclimática da cidade de Maceió, pode-se recomendar o uso da ventilação, pois é possível perceber que parte dos dados encontra-se dentro da zona de conforto o que pode aumentar apenas com o uso da ventilação.
Devido ao clima ser quente e úmido, as construções devem ser separadas e circundadas por vegetação, resultando